NCO
back

Cofres: aprenda a escolher o modelo certo para sua casa

by nco for Notícias
Cofres: aprenda a escolher o modelo certo para sua casa

CARACTERÍSTICAS DE COFRES

 

DIMENSÃO

Tem a ver com o que pretende guardar, com o espaço disponível. Deve ter em conta necessidades futuras e ao mesmo tempo o custo já que a dimensão também influencia o custo. Encontra cofres com dimensões específicas para dossiers, para portáteis, para embutir em paredes estreitas etc.  

 

SISTEMA DE FECHO

Encontra cofres com diversos sistemas de fecho; mecânicos, electrónicos, biométricos, com temporização etc.. Os mais comuns para uso em habitação, são os que utilizam só combinação, só chave ou chave e combinação. A combinação pode ser mecânica ou electrónica. 

O sistema que usa só chave elimina a possibilidade de alguém detectar a combinação quando abrimos o cofre e a necessidade de memorizar ou registar a combinação. Exige por outro lado um grande cuidado com a chave. 

A abertura só com combinação, mecânica ou electrónica é muito prática mas obriga a ter cuidado quando se abre o cofre ao pé de outras pessoas. A memorização do código pode ser um problema quando o cofre se usa com pouca frequência. (caso o segredo seja electrónico atenção ao alarme de substituição da pilha) 

O cofre que requer chave e combinação para abertura apresenta a vantagem de estar protegido com dois sistemas, e as vantagens e desvantagens de cada um desses sistemas. 

 

TIPO DE FECHADURA

Os cofres disponíveis no mercado trabalham com diversos tipos de chave/fechadura. As diferenças em termos de segurança e de preço são muito grandes. É indispensável ouvir a opinião de um profissional.  

 

CARATERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

Refere-se principalmente às fechaduras e às paredes. Dá-nos uma ideia da resistência ao arrombamento e ao corte por ferramentas mecânicas ou térmicas. 

O peso ou o sistema de fixação são um fator importante, pois dificultam o roubo do cofre para abertura noutro local. Nos grandes cofres o seu próprio peso resolve esta última questão. Em cofres mais pequenos, este segundo objectivo só se pode atingir pela fixação do cofre a uma parede ou ao solo. Esta ligação pode ser feita de 2 formas; recorrendo a buchas e unhas embebidas na parede ou embebendo o próprio cofre numa parede ou no solo.

 

DISSIMULAÇÃO DE UM COFRE

Esconder um cofre é, sempre que possível, um fator de segurança adicional. É assim possível encontrar cofres para embutir na parede ou no solo, por forma a que possam ficar escondidos por um quadro móvel, tapete, etc. Existem igualmente cofres dissimulados em armários.

 

OUTRAS PROTEÇÕES
Alguns cofres podem ser concebidos para proporcionar protecções adicionais. É o caso de protecção em caso de fogo. São cofres que atrasam a propagação da temperatura até aos bens que estão no seu interior, evitando assim a sua destruição. Estes cofres especificam o tempo que demora a atingir determinada temperatura no seu interior em função da temperatura exterior a que é exposto e da duração dessa exposição. Convém ter presente que um cofre antifogo para suportes informáticos ou cassetes, tem exigências diferentes de um que seja só para guardar documentos em papel.

GRAUS DE PROTEÇÃO
Fundamental na escolha do cofre é ter uma noção do grau de resistência a um assalto que ele proporciona. É uma informação fundamental para os consumidores e para as seguradoras.Existem por isso diversos sistemas de classificação da resistência a arrombamento de cofres e que se baseiam regra geral em 3 parâmetros:  – Tempo necessário para abrir um cofre.  – Peso da ferramenta necessária.  – Ruído produzido.A norma europeia define 6 classes, e os valores garantidos por seguradoras vão em média de 10 000 euros para a classe 0 a 300 000 euros para a classe 6.

SALAS DE PÂNICO: UM “COFRE” ESPECIAL
As salas de pânico ficaram muito muito conhecidas a partir da exibição em 2002, do filme “Panic Room” de David Fincher, com a atriz Jodie Foster.
A Sala de Pânico é uma sala forte, com paredes e acessos reforçados, que visa proteger os ocupantes de uma casa em caso de assalto. A porta de entrada é selhante a uma porta de cofre e por regra não terá janelas ou terão que ser protegidas. Deverá ter respiradouro, forma de comunicar com o exterior e água, alimentos e agasalhos.

Fonte: segurancaemcasa.com

Grupo de bandidos tem tentativa de roubo frustrada em agencia bancária devido a segurança do cofre
Prev post Grupo de bandidos tem tentativa de roubo frustrada em agencia bancária devido a segurança do cofre

Um grupo tentou arrombar uma agencia bancária, na madrugada desta quarta-feira (l7), na cidade de…

Adolescente é libertado após passar horas preso em cofre de banco abandonado
Next post Adolescente é libertado após passar horas preso em cofre de banco abandonado

Caso aconteceu em Hollywood; jovem e amigo invadiram terreno de banco por ‘brincadeira’ Uma brincadeira…